🌐 CURSO EAD: Planejamento, Programação e Controle de Manutenção – PPCM

Apresentação do curso

Em virtude da manutenção estar envolvida com diversos tipos de atividades planejadas e não planejadas diariamente, o planejamento possui uma função vital no sentido de entender, filtrar, padronizar, organizar, dimensionar, negociar, provisionar e viabilizar os serviços a serem encaminhados para as diversas oficinas, que estarão cumprindo o que já foi viabilizado no atendimento à programação das atividades.

Apresentamos também a relação direta, mas com atividades bem distintas que existe entre o cumprimento da função planejamento e a função programação. A principal função do planejador é analisar o resultado dos serviços realizados e registrados, e atualizar e melhorar continuamente a base técnica dos planos de manutenção, no sentido de tornar as atividades das equipes multifuncionais cada vez mais produtivas. Outra importante função do planejador é viabilizar (material, ferramental, instruções técnicas, etc.) todos os serviços a serem realizados pela manutenção.

  1. Introdução sobre Planejamento e Programação
  2. A Gestão de Ativos e a Manutenção
  3. Práticas de Manutenção e Tendências Mundiais
  4. A Manutenção Classe Mundial
  5. Os 6 Princípios da Função “Gatekeeper”
  6. Os 12 Princípios da Função Planejamento
  7. A Estratégia do Planejamento
  8. Os 12 Princípios da Função Programação
  9. A Estratégia da Programação
  10. Os 10 Princípios da Função Supervisão
  11. As 15 Regras para os Planejadores
  12. Conclusão e Encerramento
Coordenador de Manutenção Engenheiro de Manutenção Planejador de Manutenção Programador de Manutenção Supervisor de Manutenção
“Participar do curso de Planejamento, Programação e Controle de Manutenção foi um divisor de águas na minha carreira. Através dos conteúdos abordados, pude compreender de forma prática e estratégica como otimizar os recursos da manutenção, reduzir paradas não planejadas e aumentar a confiabilidade dos equipamentos. O curso oferece uma base sólida para quem deseja profissionalizar a gestão da manutenção, trazendo ferramentas essenciais para o dia a dia, como elaboração de planos, estratégias de programação de atividades e indicadores de desempenho. A metodologia é clara, bem organizada e voltada para a realidade da indústria. Recomendo esse curso para todos que atuam na área de Manutenção Industrial ou desejam se destacar nesse segmento tão crucial para a produtividade e competitividade das empresas.”

Aline Marques de Oliveira Bertin Analista de Manutenção Sr. Companhia Muller de Bebidas (Cachaça 51)

Invista no seu conhecimento técnico