Classificação de Criticidade Funcional ABC

Propósito

A classificação da criticidade funcional ABC é a base de orientação para a definição das melhores estratégias da Manutenção, no atendimento técnico aos ativos físicos que fazem parte das instalações, viabilizando a aplicação dos recursos disponibilizados pela empresa e, alinhando o melhor cenário para que os impactos possam ser mitigados quanto as entregas operacionais.

Descrição / Escopo

Os recursos disponíveis para a manutenção e a gestão dos ativos físicos de uma empresa são limitados: financeiros, pessoal (homem-hora), materiais, ferramentas, etc.
Desta maneira, é necessário priorizar e concentrar esforços, com o objetivo de aumentar a confiabilidade dos ativos físicos.
Neste sentido, a criticidade é o atributo que demonstra a importância de um ativo físico inserido em um processo produtivo ou em uma instalação predial, quanto a sua funcionalidade, demonstrando o quanto o ativo físico em questão é indispensável no contexto de um sistema operacional

A classificação da criticidade funcional “ABC” é composta por 7 (sete) parâmetros que compõe esta metodologia, desenvolvida pelo JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance – 1995).

Benefícios / Vantagens

• Identificação da criticidade dos ativos físicos da empresa
• Melhor gestão de recursos para os serviços
• Conscientização sobre a distribuição de criticidades na planta
• Entendimento da criticidade da função dos ativos físicos
• Melhor gestão de custos de manutenção
• Facilidade na priorização dos serviços de manutenção

Solicite uma Proposta